Minha primeira recuperação

Estudando

Não dá pra ser boa em tudo. Principalmente naquela matéria. Você precisa estudar para aquela matéria que você não é boa, mas que passa raspando. Um sacrifício, um tédio, um horror, a morte, mas como você é uma menina obediente, simplesmente faz o que tem de ser feito: estudar.

Dia da prova

 O dia da prova chega e você pensa que está preparada, mas não é tão simples assim. Você faz a prova, mas já tem a noção de que o resultado não é bom, então já é decretado a tal decepção que sentirá até o dia do resultado. 

Dia do resultado

O nervosismo toma conta, mas no fundo, já se sabe. O professor chama e o inevitável acontece: recuperação. Posso dizer que fiquei a um ponto de chorar. Nunca na minha vida, eu havia ficado de recuperação. Pra mim, só acontecia com os burros, vagabundos, faltosos ou desleixados. Talvez o mundo estivesse mudado ou na verdade, eu devia ter me tornado uma deles. Prefiro a primeira opção.




















Pode não ter acontecido com você nessa ordem, mas comigo foi exatamente assim. A tristeza e preocupação tomou conta. Mas o que eu poderia fazer? Culpar alguém pela minha irresponsabilidade? Ou pela minha dificuldade? Acontece que nesse caso, você é responsável pelas suas próprias atitudes, logo não tem ninguém a culpar, a não ser a si mesmo. Honestamente, eu tentei culpar alguém. Vamos a lista:

  • Professor de física: a culpa é dele, só poderia. Não fiquei de recuperação em nenhuma matéria a não ser física. 

Parei para analisar a situação. Bonito ele não é, até porque é um senhor de idade, então não posso culpá-lo por me distrair com a beleza dele. Explicar bem ele explica, só que brinca com os alunos, como a maioria dos professores faz. É, talvez a culpa não seja dele. Vamos ao próximo.

  • Meus colegas de classe: o problema tá ai, com certeza. Eles me incentivam a ser uma vagabunda, me chamam pra conversar, sair depois da aula, ...

Analisando: como eu poderia dizer que a culpa é deles se eu sempre tive o princípio de que só é influenciado quem quer? Eles poderiam até me influenciar em certos aspectos, mas ninguém nunca tirou meu foco, nem mesmo as minhas amigas mais próximas. Seria uma hipocrisia minha dizer que a culpa é deles. O que sobrou agora?

  • Minha antiga escola: pronto, não tem como negar. Se a minha base em física na outra escola fosse boa, não estaria de recuperação.
Tá aí. Na minha antiga escola, o professor de física/química (isso no 9º ano), cagava e andava pra tudo. Logo, ele ensinava qualquer coisa de qualquer maneira. Isso pode ter me prejudicado. O problema é que em química também tenho certa dificuldade, mas estudei bastante e consegui passar direto. Agora complicou... quem eu vou culpar agora?

   O que eu quero dizer com essa lista é que, mesmo que a gente procure outras pessoas ou coisas pra culpar, não existe um vilão na história a não ser você mesmo. Então o conselho que dou para você que está de recuperação ou sabe que vai ficar é o seguinte; não culpe ninguém por algo que você não conseguiu fazer. Eu tentei culpar, mas o cerco foi se fechando até mim. 
   Não tendo ninguém pra culpar, acabei aceitando e estudando. Foram duas semanas de tortura. Duas semanas me matando por não ter estudado mais ou por ter dado bobeira em uma questão. 
A essa altura, toda minha família já sabia que eu estava de recuperação. Posso admitir que no inicio todos ficaram assustados, pois até então, eu nunca havia ficado. Quando fui contar para a minha mãe, ela não ficou irritada ou teve alguma reação do tipo. Simplesmente ficou preocupada e perguntou se seria necessário ela ir até a escola conversar com o professor. Respondi que não. 
Outra questão em pauta é: não esconda dos seus pais. Uma amiga minha, muito inteligente, também ficou em recuperação na mesma matéria. Ela resolveu não contar para os pais. Até que um dia a coordenação ligou para a mãe dela, dando a notícia de que ela estava de recuperação. Assim, do nada. As consequências não foram nada legais para ela. Por isso, sempre que puder, abra o jogo com seu responsável. Melhor sair como alguém que tem dificuldades do que mentiroso. 
  Eu me preocupava muito, pois eu acreditava que era autossuficiente para não ficar de recuperação, logo, quando me encontrei na situação, me senti burra. Mas só porque você ficou de recuperação, não significa que você é burro. Como eu disse lá em cima, não dá pra ser bom em tudo. Eu passei em matérias que a turma inteira achava impossível de se passar, gabaritei provas que até então consideravam difíceis, entreguei trabalhos penosos de se fazer, entre outras coisas que seria chato falar. Mas o que eu quero dizer é que não dá para ser perfeito. Ter dificuldade é normal e se você não tivesse, não seria humano. A única coisa que alguém pode julgar é o seu esforço, o quanto você está disposto a sair dessa situação. 

Dicas básicas, porém valiosas. Depois de penar muito, consegui passar na recuperação. Afinal de contas, ter sucesso é falhar repetidamente, mas sem nunca perder o entusiasmo. 

Beijo e até qualquer dia <3

0 comentários:

Postar um comentário