O que fazer para o cabelo crescer?

Consegue dizer com facilidade mais três receitas para ter uma verdadeira juba?
A triste notícia é que na hora de estimular o crescimento das madeixas essas práticas não funcionam e algumas delas podem até prejudicar os fios.
“É muito curioso listar essas simpatias que passam de mãe para filha, mas sinto dizer que elas não são nada eficazes”, declarou o Dr. Márcio Rutowitsch, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“No máximo algumas dessas práticas podem embelezar os fios, mas não estimulam o crescimento”, concorda o cabeleireiro João Toccaletto, do Jacques Janine Augusta I.

O cabelo, esse desconhecido
Não fique desesperada com a quantidade de fios no pente ou no ralo do banheiro. “É normal as pessoas perderem diariamente de 100 a 150 fios de cabelo”, contou o Dr. Márcio. O crescimento dos fios passa por três fases. A primeira delas é a anágena, que dura de dois a seis anos na mulher. De 80 a 95% dos seus cabelos estão nessa fase. A segunda fase, a catágena, é de repouso e equivale a 1% dos fios. A terceira e última fase se chama telógena e é quando o fio cai, empurrado pelo que está nascendo. Ela dura de dois a três meses e corresponde de 10 a 15% de suas madeixas.
“Isso acontece todos os dias, então não precisa achar estranho a queda de fios porque outros já estão nascendo no lugar deles. Só se ela for muito acentuada é que você deve procurar um dermatologista”, explicou o médico.
Na consulta com o dermatologista, ele vai tentar descobrir que está acontecendo antes de receitar um tratamento. “Muitos são os fatores que fazem os cabelos caírem. Pode ser que você tenha tendência a se tornar calva, esteja com falta de nutrientes, baixas reservas de ferro ou até mesmo problemas na tireóide. Só mesmo depois de alguns testes é que o médico pode dar uma solução para seu problema”, contou o dermatologista.
Mas o que eu posso fazer para o cabelo crescer?
Se você quer cabelos maiores, o mais importante é cuidar de sua alimentação. “Tem que comer bem, misturar verduras, proteínas e frutas”, aconselhou o dermatologista. E nada de fazer regime sem orientação médica! “Muitos dos casos que atendo são de meninas que fazem dieta por conta própria, ficam desnutridas e o cabelo começa a cair”, disse.
A sua herança genética também interfere no crescimento dos fios e a média varia de pessoa para pessoa. “Em algumas meninas o cabelo cresce mais que 1,5 centímetros. Em outras, ele pode crescer menos que um centímetro”, contou Márcio.
Uma boa dica é deixar o couro cabeludo limpo para não sufocar os folículos. “Lave sempre o seu cabelo com bons produtos e não deixe que seu couro cabeludo fique empastado de cremes ou oleosidade”, aconselhou João.

As lendas
Fases da lua: “Esse é um mito cultural que já observei em outros países, mas de forma alguma as fases da lua interferem nos cabelos”, contou o Dr. Marcio.
Cortar de três em três meses: Em média o cabelo cresce de 1 a 1,5 centímetros por mês. Se você corta toda hora, ele nunca consegue chegar no tamanho que você quer

Ampolas de vitaminas: “Alguns produtos prometem estimular os fios, mas não adianta, o crescimento só é estimulado de dentro para fora”, disse o dermatologista.

Massagens no couro cabeludo: Elas são boas para relaxar, mas não ajudam no crescimento
Shampoo de jaborandi: Os fios podem ficar bonitos, mas o shampoo não faz o cabelo crescer

Esticar os cabelos / fazer tranças: Muito cuidado, puxar os fios pode fazer com que eles se quebrem!

A mão do cabeleireiro é boa: “Puxa, se isso fosse verdade eu queria o endereço de um! Ia adorar ter mais cabelos, eu sou careca!”, brincou o dermatologista
Anticoncepcional no shampoo: Segundo o médico, é um desperdício de comprimidos.

Pentear cem vezes: Forçar demais os fios, principalmente com escova, pode causas rachaduras nos fios. Quando você terminar de desembaraçar o cabelo, ou de fazer o penteado que quer, pare de passar a escova.

Shampoo de cavalo: Acredite se quiser, mas muitas meninas adotaram o shampoo de crina de cavalo para estimular o crescimento. “Penso que isso não faz sentido porque a crina do cavalo é naturalmente muito mais forte que os nossos fios. Acho arriscado usar esse tipo de produto porque as químicas usadas não fazem mal ao cavalo, mas talvez irritem o couro cabeludo e você pode perder mais fios de cabelo”, alertou o dermatologista.

1 comentários:

  1. Anônimo9.11.11

    é eu acho que funciona né quando eu lavo meu cabelo com muito xanpoo e muito condicionador ele fica até mais bonito e brilante haaaa todas as cbeleleira que eu vou elas fala que para crescer o cabelo tem que cortar a cada 3 meses porque ele forma pontas duplas mas eu acho que é verdade mesmo quanto mais eu cor mais cresce!!! essa é uma dica genial

    ResponderExcluir