'Amigas' invejosas, como lidar com essas meninas?

Não negue, você tem, ou teve uma amiga invejosa. Isto de fato é real. Elas nos humilham diante de nossos amigos ou amigas, falam mal de nos pelas costas, são puxa saco da professora, e além, o pior: acham que toda maldade que fizeram, é pouca, e não param nunca de encher o seu saco. Resolvi fazer um post, dando dicas de como evitar esse mal. Clique em " Read More ", para ler mais sobre esse assunto.

Não importa se é na infância, na adolescencia, e se é na fase adulta, você vai ter - ou terá - uma "amiga" invejosa. Mas o que fazer para identificar essa vilã? Como evita-lá ? Fique calma, tudo será bem explicado!



Falsa é fácil demais de saber. Se quer testá-la, conte a ela algo que não quer que ninguém saiba, e observe, dois dias depois, metade do seu colégio saberá. Se você não quer testá-la, apenas observe, se ela fala mal das pessoas mas perto delas age naturalmente como se fosse amiga, faz isso com você também. Quanto á inveja, ela primeiro vai falar mal de tudo o que você tem, vai dizer que seu sapato novo é brega, que seu corte de cabelo não ficou legal, que você tá gorda, que seu vestido de reveillon não caiu bem e que seu namorado é chato e grudento, mas além de desejar tudo o que criticou, vai pedir emprestado ou comprar igual na primeira oportunidade, além de nunca te elogiar ou te dar força nos momentos de crise.


                                                          Identifique a invejosa

• Se você tira uma nota boa num trabalho e ela não, ela não consegue dar parabéns e fica visivelmente incomodada;

• Ela fica chateada se você sai com outra amiga e não a convida;

• Sente-se mal se for tratada da mesma maneira que outras pessoas, pois acha que é mais especial que todo mundo;

• Quando encontra a turma, ela quer ser o centro das atenções e passa por cima de qualquer uma para conseguir isso;

• Ela critica pessoas famosas ou que não conhece;

• Quando você emagrece ou muda o visual, ela é a única que não comenta nada (ou fala com desdém);

• Quando você usa uma roupa legal, logo ela pergunta onde comprou e na semana seguinte aparece com a peça;

• Ela nunca está contente com o que tem e vive reclamando;

• Fica incomodada quando você fala bem de outra pessoa que não ela;

• Não compete se não tiver certeza que vai ganhar.

Se a sua 'amiga' se encaixou nesse perfil, tente se distanciar dela. E se um distanciamento não for possível, evite contar segredos ou planos para a 'amiga da onça'. Para não correr o risco dela contar para todos. Mas não se preocupe, pois como já dizia Napoleão Bonaparte, a inveja é uma declaração de inferioridade!


Nem sempre a pessoa que sente inveja tem consciência de suas atitudes. Conversar sobre o assunto depende do tipo de vínculo e intimidade que você tem com essa pessoa. O mais indicado é não se expor dando informações, que poderão servir posteriormente contra você mesma. Se você sabe que essa pessoa age dessa maneira, será que deve continuar contando sobre suas conquistas?


 O que há de negativo na inveja é a rejeição da própria incapacidade de acreditar em ser capaz de também conseguir. Na verdade o invejoso por não se sentir capaz de conseguir o que quer que seja, procura desvalorizar o que o outro consegue, apesar de que nesse caso parece que a pessoa não busca destruir ou desvalorizar suas conquistas, mas sim obter as mesmas coisas que você obtém. 


O livro Gente Tóxica, retrata o assunto inveja. Precisamos entender que inveja não existe só entre amigas, também existe no dia-a-dia e principalmente, no trabalho. O livro da dicas de como sobreviver, sem cair nas 'garras' dessa pessoas de má indole.

E você, já teve ou tem uma invejosa? Seu comentários aqui é importante!


14 comentários:

  1. Olá Flor,

    adorei o post. sei que tenho grandes amigas, mas sei tbm que tem aquelas que ai, ai, ai. Só quer estar perto pra conseguir algo. E aquelas então, que você não pode dar presente pra um, que já quer um igual. Meu Deus. Já aprendi identificar as pessoas na minha, claro que as vezes a gente se engana. Trato todos muito bem, mas quando percebo algo, começo a me afastar.

    Beijos
    www.patricinhaid.com

    ResponderExcluir
  2. Oii, puxa adorei o post. É muito triste esse tipo de gente, tem ódio de tudo que você conquista e ela não consegue ter. Eu já tive várias amigas falsas, o pior delas é que perto de vc é a melhor pessoa do mundo, uma "amiga" que qualquer um quer ter, mais vc vira as costas que ela já começa a falar mal, seja da sua roupa, do seu cabelo, ou qualquer coisa. O melhor a fazer com essa "gentinha" é dar desprezo, que é tudo que ela merece!

    Beijinhos,
    http://coisasdegarotasoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá vim convidar vc e todos que participam do seu blog, para participar do sorteio mara que esta no ar la no Cantinho, se ainda não fez sua inscrição, ainda da tempo. Estão sendo sorteadas jóias lindas em parceria com a Loja virtual Spaço Fashion. Confira o 2º Sorteio do Cantinho.
    http://cantinhodabt.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do blog, e do post também *-* Seguindo essas caracteristicas não tenho, pelo menos atualmente, amigas invejosas. Adorei aqui. Tô seguindo!
    Beijos, nath do PG!

    http://pg-powerfulgirls.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Patricinha ID -> É horrivel ter esse tipo de gente perto de você! Imagine ter de aguentar aquelas que você não pode afastar? Pessimo .

    Obrigadapor comentar.

    ResponderExcluir
  7. Paulinha -> Desprezo total, se der confiança, já vai começando a falar mal, e como!


    Obeigada por comentar!

    ResponderExcluir
  8. Tô correndo para participar Bete@

    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  9. Nery , vou seguir lá .

    obrigada por comentar .

    ResponderExcluir
  10. nossa.amei o post!Identifiquei pelo MENOS umas 3 'amigas' minhas!Obg oelas informações.Bjoo

    Ps. Parabebens pelo post super bem elaborado!


    Rebeca

    http://femaleworld-br.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    ah sei que você copiou um ai do yahoo cuidade se descobrirem é plagio e vocÊ pode passar por um monte de coisas tristes

    Amei teu blog visita o meu?
    http://teens-estilo.blogspot.com
    meu msn
    alexy_jonas_bieber@hotmail.com
    vamos formar uma parceria?

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem!
    Eu estou formando uma banda, e gostaria de que você visitasse meu blog e o seguisse, se puder. Agradeço!

    http://osmalaguettas.blogspot.com/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. A inveja é um dos piores sentimentos humanos, desejar as coisas alheias, desde materiais até qualidade, não é legal! Eu me afasto...
    Mil beijos e não deixe de participar do sorteio!
    www.coisasdamulher.com

    ResponderExcluir
  14. Anônimo30.10.12

    uma amiga dessa nem precisa de inimiga!

    ResponderExcluir