Como eu melhorei meu inglês

Desde sempre tive uma grande facilidade para lidar com o inglês. Mas hoje em dia, saber o básico não te leva a lugar nenhum, já que ter o inglês se tornou tão obrigatório quanto nossa língua nativa. Acontece que não faço curso e as únicas aulas que eu tinha da matéria, eram na escola, duas vezes por semana. O número de aulas era (e ainda é) insuficiente para quem quer avançar cada vez mais neste idioma. Foi então que pesquisei na internet dicas de como aprimorar meu inglês. Encontrei de tudo: alguns cursos pagos na internet, coisa que não me animou muito. Se não pago um curso presencial, por que pagaria um a distância?
Enfim, abaixo tem alguns aplicativos, sites e vlogs que me ajudam muito. Se liga aí:

Duolingo

Me lembrei de um aplicativo que usava no celular e que amava porque era simples e dinâmico. O nome dele é Duolingo. Desde 2013 sou usuária do aplicativo, porém, só comecei a usar com tanta intensidade este ano. Depois de algum tempo usando pelo celular, descobri que pelo site, no notebook ou pelo pc, é possível ter acesso a uma plataforma cheia de exercícios. Todas as atividades concluídas somam pontos para bater a sua meta diária (que vai do básico até ao insano), sendo possível ver o gráfico do seu desempenho ao longo do curso. Tanto no site, quanto no aplicativo, é utilizado o lingots, moedas virtuais, para comprar módulos extras (como por exemplo, cantadas e expressões em outro idioma), trocar a roupa do mascote (que é uma coruja), fazer quiz diários, entre outros.
Além disso tudo, você pode adicionar seus amigos e competir com eles, para ver quem mantém o maior número de ofensivas (quantidade de dias que você bate a sua meta diária) e ainda ganha lingots com tudo isso.
Engana-se quem pensa que tudo isso é só para o idioma de inglês. Lá também possui cursos de espanhol, alemão, italiano e francês, ou seja, um leque de opções para quem quer ser poliglota.
Quem quiser se cadastrar no site, pode me seguir (vou seguir de volta sim!) e competir comigo. Vou adorar:


Lyric Training

Minha professora de inglês (e também vizinha) havia recomendado o uso desse jogo-site no segundo bimestre. Só que eu, como não estava tão ávida por conhecimento em inglês naquele período, fiz pouco caso da dica. Foi então que estudando para as provas do último período que me peguei vasculhando o caderno de inglês e lá encontro anotado: Lyric Training. Corri para entrar no site, me cadastrei e simplesmente adorei. 
O jogo é um método legal de aprender inglês: você ouve a música e tenta compreender o que o cantor(a) acabou de falar no verso e logo em seguida, preenche o espaço com o que você acha que ouviu. Quanto mais rápido você for, mais pontos você ganha, podendo entrar para o ranking dos melhores "entendedores" daquela música. Vale ressaltar que você compete com pessoas de todos os países, sendo a maioria países latinos. 
O site é divido segundo o seu nível em um determinado idioma: iniciante, intermediário, avançado e experct. Assim como o Duolingo, o Lyric Training não oferece somente o inglês, mas também outros idiomas, como por exemplo o francês, espanhol, japonês, alemão, entre outros idiomas. 

Vlog: Damon and Jo

Bom, quando você quer aprender um idioma, não basta saber o que está escrito. Você precisa compreender o que é dito pelos nativos sem se embolar e claro, com as entonações certas. Por isso,acabei procurando por vlogs que fossem de fácil compreensão, uma vez que sou "iniciante", começaria pelo básico. Foi então que descobri o vlog do Damon e da Jo. Ambos moram nos EUA e o que me fez finalizar a minha pesquisa foi descobrir que a Jô é brasileira e que morou na Vila da Penha. 
Não entendeu nada, né?
Simples: eu moro num bairro adjacente ao da Vila da Penha e fiquei bem animada em descobrir que alguém que mora tão próximo pode ficar tão "distante". Ela e o Damon viajam pelo mundo com pouca grana e descrevem suas experiências, contando o que acharam mais legal em cada ponto. Alguns vídeos são em português, o que não torna toda semana o canal chato.

Vlog: Inglês Winner

Achei esse vlog, quando buscava no Google algumas aulas sobre as gírias em inglês. O canal é totalmente administrado por um cara chamado Paulo Barros. Esse carinha, além de dar vídeo-aulas em inglês, mostra como é a vida lá fora e principalmente: mostra algumas curiosidades que até o maior fã dos EUA não sabia. O canal faz parte de um curso de inglês online pago, mostrando para aqueles que tem cadastro uma parte com conteúdo extras. Porém, nos vídeos, nada muda tanto para os assinantes, quanto para os curiosos de plantão. E é exatamente por isso que eu assisto vários vídeos por lá.

Deixei aqui várias dicas legais, espero que sigam e que gostem. Afinal de contas, como diria Thomas Hobbes: conhecimento é poder.
Beijo,
Beatriz.

7 comentários:

  1. Tem bastante aplicativos de inglês para treinar né?Eu também me perco neles.Eu, de fato, comecei a fazer curso de inglês, mas se não há dedicação do aluno fora da sala de aula...ai há um problema muito sério de falta de disciplina.

    Gostei do post <3

    beeijão
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Beatriz.
    Gostei bastante da postagem. As dicas estão ótimas. Eu tenho muita dificuldade com o inglês. Sempre procuro assistir filmes e séries legendados, mas ainda acho difícil aprender hehe. Vou tentar essa dicas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonado por inglês, é realmente uma necessidade da nossa sociedade tê-lo. Que bom que você já tem certa facilidade, eu já usei o Duolingo e é muito bom mesmo. ♥ You can be good, you just have to has it as a goal.

    ResponderExcluir
  4. Oii Bia,

    Então, eu já conhecia e usava muito o Duolingo. Ele realmente é ótimo! E os demais não conhecia. Estou precisando dar uma praticada no inglês tbm rs Valeu pelas dicas preciosas! rsrs

    Visite-nos! ;) ♥

    meianoite-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia nadinha que você citou Bia, eu fiz inglês no CCAA e hoje em dia trabalho muito com a lingua inglesa então eu nunca pesquisei nada por fora, mas achei muito interessante, até pra treinar ne? As coisas se atualizam e se a gente não corre atrás das atualizações ficamos com o idioma ultrapassado, vou "curiar" tudo isso haha beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Não tinha ouvido falar nele ainda, vou baixar pra usar também, e me aperfeiçoar. Adorei a tua dica. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana a proposta do canal dos dois amigos, dei uma olhada rápida e achei super legal, já tô seguindo pra assistir depois rs. As aulas são básicas e muito importantes, válido pra caramba. Até complementa quem já faz curso :D Bj, Blog B de Bia

    ResponderExcluir