Dicas de Como Conservar seus Livros

Primeiramente, observe como você guarda os seus livros na estante. Caso tenha-os guardado em uma caixa, tire-os imediatamente! Enquanto estiverem lá dentro, estragarão muito rápido. O livro deve ficar em pé, formando um ângulo reto com a prateleira, já encostado ao próximo livro, um ao lado do outro. Evite pressioná-los um contra o outro; o livro precisa deslizar suavemente ao ser retirado da estante. É fundamental que isso ocorra sem que haja qualquer atrito entre eles. Caso contrário, será necessário segurá-lo com força pela lombada, o que o danificaria. Enfileire-os de forma a conseguir manuseá-los segurando-os pela capa. Quanto aos que ficarem na prateleira, ajeite-os para que um não tombe sobre o outro; isso poderá arrebentar sua costura. Tome muito cuidado com as unhas para não machucá-los e mantenha suas mãos sempre limpas. Portanto, não coma ou beba nada próximo aos livros; acidentes acontecem com todo mundo.
Escolha bem o local da estante em que guardará os livros: a luminosidade excessiva desbota suas capas e a umidade deforma tanto a sua capa como o miolo. Portanto, mantenha-os longe dos raios solares e da umidade; isso os deixará muito felizes!
A poluição e a poeira são danosas para nós – e também para nossos livros. Para evitar que os danos que causam sejam maiores, devemos manter os livros livres do pó. Esqueça o pano úmido, ou qualquer tipo de material de limpeza. Eles diminuem o tempo útil de seus livros. Limpe sempre as estantes e as capas de seus livros com uma flanela seca.
Existem profissionais especializados em higienização de bibliotecas, que são capazes de identificar e limpar livros adequadamente. Nem sempre o que parece pó é realmente pó; pode ser algum tipo de fungo e estes são perigosos à nossa saúde; portanto, deixe esta parte para os profissionais. Lembre-se, a sua saúde está acima da saúde de seu livro.
Temos o costume de deixar papéis, marcadores, cartas, folhinhas e pétalas secas dentro dos livros. Às vezes encontramos clipes ou mesmo vestígios de alimentos dentro deles, coitados! Quaisquer objetos, sejam orgânicos ou não, deixam marca nas páginas com que tiver contato. Com o tempo, a marca passará para as páginas adjacentes. A ferrugem causada pelos clipes corrói o papel; já a gordura, a saliva e outros materiais, acidificam‑no, tornando-o quebradiço e com manchas amareladas. O importante é manter o livro sem qualquer objeto dentro.
Nunca vire a página de um livro ou revista molhando o dedo na língua. Podem-se atrair insetos e roedores ao se deixarem vestígios de alimentos dentro dos livros. Pode também ser prejudicial a você, por não saber quem foi o último a molhar o dedo para trocar de página. Dúvido muito que com essas dicas básicas, você não consiga reaproveitar o seu livro.

2 comentários:

  1. Ah, a maioria dos meus livros estão numa caixa porque vou me mudar, estão a alguns meses. Mas guardo eles numa estante e não sou de emprestar livros para as pessoas!

    beijos
    blogloucamistura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também não gosto de emprestar livro para ninguém! Fico com medo de rasgarem, pintarem, sei lá passa o monte de idéia na cabeça. Mas quando uma pessoa pede, não como dizer NÃO, para a pessoa.

    Bjs

    ResponderExcluir