Mas, se o objetivo for ousar um pouco mais e combinar duas ou mais peças estampadas, muita gente começa a ficar em dúvida e com medo de exagerar. Por isso, nosso artigo de estréia é sobre dicas fáceis de como acertar na hora de combinar estampas das mais variadas, sem medo.
Vamos lá?
Para quem não quer se arriscar muito, a mistura de estampas iguais de cores diferentes é um ótimo começo: listra com listra, onça com onça, floral com floral e assim por diante. Melhor ainda se forem de proporções ou tipos diferentes, como listras mais finas e mais grossas, dois tipos de xadrez ou poás menores com poás maiores, por exemplo.
No desfile da Triton para o último SPFW, um exemplo da coordenação da mesma estampa em cores diferentes.

Outro truque para não errar é escolher uma ou mais cores em comum: uma estampa com flores roxas jogadas com listras roxas e brancas ou poás p&b com estampa de onça (com preto nas cores) ficariam super interessantes.

O azul é a cor comum entre todas as estampas dos looks da Farm. Por isso, apesar de bastante informação, os looks ficaram totalmente harmoniosos!
Aliás, listras e poás, por serem estampas mais neutras e discretas, comumente são as escolhas mais fáceis para coordenar com outras estampas mais complexas, pois não pesam tanto no look e raramente se chocarão com a outra.
Uma técnica também bastante usada pelas fashionistas é coordenar estampas de cores neutras, que naturalmente combinam entre si. Tipo estampas de cores pastel ou preto + cinza + branco + bege, risca de giz com xadrez tom sobre tom e assim por diante.
Seguindo este raciocínio, podemos também misturar uma estampa de cor neutra com uma mais chamativa, como um xadrez p&b ou creme e branco com uma estampa floral de cores fortes ou mais artística, por exemplo.

Coordenação de dois tipos de xadrez diferentes nos mesmos tons nas versões para meninas e meninos. Desfile da Colcci, SPFW Inverno 2011.

O casaco de estampa abstrata é neutro e coordena super bem com o vestido de cor um pouco mais chamativa. Desfile da Cori, SPFW Inverno 2011
Lembrando também que a estampa (ou a cor) mais chamativa deve ficar sempre na parte de corpo que você quer mostrar mais, afinal os olhares se voltarão primeiro para ela e estampas tendem a aumentar a superfície sobre a qual estão.

Nesta imagem do site The Sartorialist, uma estampa de poás mínimos em cor escura e neutra ficou linda quando coordenada com o scarpin de leopardo, mais chamativo. Muito menos óbvio que um vestido liso, concordam?
Com cuidado, prática e bom-senso podemos nos olhar criticamente no espelho e, se gostarmos do que estamos vendo, já é meio caminho andado. E, se ainda buscarmos referências (alô revistas, blogs e sites de moda) e nos conhecermos o suficiente para saber o que funciona ou não para a gente, melhor ainda, né?
Boa sorte e até a próxima.
Biiã.
![..::|| ◊.*.◊ [ ♡ - ( 171 ) - ♡ ] ◊.*.◊ ||::..](http://e1.img.v4.skyrock.net/e1e/x-cupcake-pixx-x/pics/2037683003_1.gif)
0 comentários:
Postar um comentário